Simone de Beauvoir foi uma escritora, filósofa, intelectual e ativista extremamente importante para a causa feminista. Em suas obras, escreveu sobre amor, casamento, política, igualdade de gênero e a opressão sofrida pelas mulheres. Por isso, selecionamos frases de Simone de Beauvoir que mostram a importância de suas reflexões. Confira e conheça mais sobre um dos maiores nomes do feminismo!
Ninguém nasce mulher, torna-se mulher.
Eu passava muito bem sem Deus e, se utilizava o seu nome, era para designar um vazio que tinha, a meus olhos, o clarão da plenitude.
Por vezes a palavra representa um modo mais hábil de se calar do que o silêncio.
Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.
Mesmo com toda libertação feminina essa grande "paciência" que nos caracteriza não deve nunca acabar. É uma riqueza de infinitos alcances que aumenta os poderes de paz do Universo.
Esta é o que considero a verdadeira generosidade. Você dá tudo de si, e ainda sente como se não lhe tivesse custado nada.
Parecia-me que a Terra não seria habitável se não houvesse alguém que eu pudesse admirar.
Quando penso no meu passado e vejo como vivem as jovens hoje em dia, acho que elas são muito, muito menos livres.
Encanto é o que alguns têm até que começam a acreditar que, de fato, o têm.
Porque alguém disse e eu concordo que o tempo cura, que a mágoa passa, que decepção não mata. E que a vida sempre, sempre continua.
A minha liberdade não deve procurar captar o ser, mas desvendá-lo.
A velhice é a paródia da vida.
As mulheres de hoje estão destronando o mito da feminilidade.
A mulher deve poder dispor do seu corpo.
O escritor original, enquanto não morre é sempre escandaloso.
Poucos crimes merecem piores punições do que a generosa culpa de se colocar inteiramente nas mãos de outrem.
A perturbação feminina pode atingir uma intensidade que o homem não conhece.
Protegida, mimada, divertida com a incessante novidade das coisas, eu era uma menina muito alegre.
Entre meninas e meninos, o corpo é, primeiramente, a irradiação de uma subjetividade, o instrumento que efetua a compreensão do mundo.
É do conhecimento das condições autênticas de nossa vida que é preciso tirar a força de viver e razões para agir.
O próprio feminismo nuncafoi um movimento autônomo; foi, em parte, um instrumento nas mãos dos políticose, em parte, um epifenômeno refletindo um drama social mais profundo.
Não ter mais confiança no corpo é perder confiança em si próprio.
É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.
Ela (a mulher) é tão necessária à alegria do homem e a seu triunfo, que se pode dizer que, se ela não existisse, os homens a teriam inventado.
O casal feliz que se reconhece no amor desafia o universo e o tempo; basta a si próprio, realiza o absoluto.
A maior maldição que pesa sobre a mulher éestar excluída das expedições guerreiras.
O casamento, qualquer que seja a forma, monogamia, poligamia, poliandria, não passa também de um acidente profano que não cria nenhum laço místico.
Não são as pessoas que são responsáveis pelo falhanço do casamento, é a própria instituição que é pervertida desde a origem.
A igualdade só se poderá restabelecer quando os dois sexos tiverem direitos juridicamente iguais, mas essa libertação exige a entrada de todo o sexo feminino na atividade pública.
O que é um adulto? Uma criança inchada pela idade.
A velhice denuncia o fracasso da nossa civilização.
Não quero acreditar: um ato de fé é o ato mais desesperado que existe e quero que meu desespero pelo menos conserve sua lucidez. Não quero mentir para mim mesma.
Que suavidade encontraria nestes olhos verdes se os tivesse amado!
O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.
O seu amor, a sua ternura, eram apenas um sonho. Mas valeria a pena aceitar sonhar um amor que queremos viver na realidade?
Apesar de tudo, o amor era menos simples do que ele julgava. Era mais forte do que o tempo. O amor, no fim das contas, era feito de inquietações, de renúncias, de pequenas tristezas que surgiam a todo instante.
Vivi num mundo de homens, guardando em mim o melhor da minha feminilidade. Não desejei e nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos.
Quisera que toda vida humana fosse pura e transparente liberdade.
Era-me mais fácil imaginar um mundo sem criador do que um criador carregado com todas as contradições do mundo.
Eu sou incapaz de conceber o infinito, e ainda assim eu não aceito a finitude. Eu quero que esta aventura que é o contexto da minha vida continue sem fim.
É tão bom saber que não estamos sozinhas e que a nossa luta é justa! Que tal conhecer mais sobre outras mulheres que também marcaram o mundo? Confira nossa lista de frases de Frida Kahlo e se inspire!
Frases selecionadas por Redação.